Perguntas Frequentes

O que é a Alvorecer Ação Social?

Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1992, conveniada da Fundação de Ação Social – Prefeitura de Curitiba – e desenvolve dois programas sociais: Programa de Aprendizagem, com adolescentes entre 14 a 17 anos; e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atua com crianças e adolescente de 6 a 17 anos.

Como faço para matricular meu filho do programa adolescente aprendiz?

Primeiramente é necessário fazer sua inscrição pessoalmente junto ao Serviço Social da Instituição. Nesta oportunidade será realizado o levantamento do perfil sócio econômico da família, critério indispensável para inserção do adolescente na instituição, já que priorizamos as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Quando a entidade inicia o processo de seleção de grupos novos, o perfil previamente levantado dará subsídios para a avaliação e agendamento de uma visita domiciliar às famílias, possibilitando um estudo social mais aprofundado para maior eficiência no trabalho com o adolescente e seu desenvolvimento dentro do programa.

Posteriormente, os adolescentes aprovados iniciarão as atividades na Alvorecer.

O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo?

É um espaço de convivência organizado por grupos, de acordo com a faixa etária e acompanhamento social. Neste espaço são oferecidas diversas oficinas aos participantes, as quais têm por missão contribuir para seu desenvolvimento pessoal, relações interpessoais e protagonismo, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Como funciona o Programa Adolescente Aprendiz?

O Programa é executado de acordo com a Lei 10.097/2000. Na medida em que identificado nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo que os adolescentes a partir de 14 anos estão preparados para o primeiro emprego, esses são encaminhados para os processos seletivos de nossas empresas parceiras. Quando aprovados no processo seletivo das empresas parceiras, os jovens serão contratados por um período de 1 ano e 4 meses, no qual receberão a importância de um salário mínimo regional vigente proporcional as horas trabalhadas e demais direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Em todo o processo receberão o acompanhamento do Serviço Social, Psicologia e Orientadores Sociais da Instituição, a fim de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.