Quem Somos

A Alvorecer é uma Organização Não Governamental sem fins Lucrativos que atua desde 1992 e tem como objetivos específicos, prevenir violações de direitos contra as crianças e adolescentes e fortalecer vínculos familiares e comunitários, por meio de oficinas dirigidas de acordo com o acompanhamento social realizado pelo Serviço Social da instituição. Na medida em que as demandas são identificadas no acompanhamento são elaboradas oficinas com os educadores sociais para o fortalecimento dos vínculos e prevenção das vulnerabilidades.
Em consonância as Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como a Resolução nº 33/2011 CNAS que orienta a Promoção da Integração ao Mercado de trabalho no campo da Assistência Social, a Alvorecer Ação Social também executa para a faixa etária dos 14 aos 18 anos incompletos o Curso de Jovem Aprendiz ( Assistente Administrativo) com registro junto ao Ministérios do Trabalho , a preparação destes adolescentes ao mundo do trabalho, uma vez que o trabalho é estruturador de identidade, promove a sociabilidade e possibilita o pertencimento social, constituindo o sujeito em sua totalidade.
Dados da Alvorecer Ação Social e Educacional:
– 10 Funcionários
– 60 voluntários
– Sede no Bairro Alto;
– Público-alvo: 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes nos bairros acima.
61 adolescentes inseridos no Programa do Aprendiz, Lei 10.097/2000.
– Sustentabilidade: Parcerias/Convênios com órgãos públicos, Empresas e Entidades do Terceiro Setor:
Fundação de Ação Social, Fundação Hildebrando de Araújo, Sesc Paraná, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Fundação Abrinq, Centro de Ação Voluntária de Curitiba e Instituto GRPCOM.
– Empresas que já cotrataram nossos Aprendizes: Grupo Servopa, ALL – América Latina Logística, Grupo Wallmart, Universidade Tuiuti, Hospital Vita, Hospital Santa Cruz, Paraná Clínicas, Exal Alimentação, Penha, Acom Sistemas, Perfiliti e sam’s Club.
Missão da Alvorecer: Promover a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade, através de ações que contribuam para a qualidade de vida desses e de suas famílias, pautado em valores cristãos, na educação transformadora e profissionalização do jovem aprendiz.
Visão: Ser referência nacional em proteção social, educação transformadora e profissionalização do jovem aprendiz.
Resultados: 23% dos aprendizes foram contratados pelas empresas em 2012. Em 2013, este resultado está se repetindo.